domingo | 12 de outubro de 2025 | 14:27

Servidores da educação relatam ‘sensação de alívio e gratidão’ com a liberação dos precatórios do Fundef

Prefeitura de Maceió já transferiu mais de R$ 93 milhões dos recursos para quem tem direito

Foram anos de espera, idas e vindas na Justiça e muitos boatos, mas a inquietação dos servidores municipais chegou ao fim quando o prefeito de Maceió, JHC, anunciou o pagamento dos precatórios da Educação. A sensação de quem já conferiu o dinheiro na conta é uma só: alívio. Os contemplados dizem que, diferentemente da gestão anterior, agora o funcionalismo se sente prestigiado. Maceió já pagou mais de R$ 93 milhões referentes aos precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Esta é a opinião de Ana Lúcia Bezerra, professora e técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Há 25 anos no serviço público, ela diz que a felicidade é o sentimento que prevalece por ter um direito atendido quando a maioria desacreditava que seria respeitado.

“Era um dinheiro, esse dos precatórios, que muita gente aguardava com muita ansiedade, mas a gente sabe que nem todos os gestores têm a preocupação com os servidores. Penso que o gestor que tem o olhar para o funcionalismo, observando quais as benesses pendentes, consegue ver o servidor trabalhando com mais afinco porque sabe que está sendo valorizado”, compreende.

A servidora Genalva Eloi dos Santos, da Coordenação Geral de Gestão de Pessoas da Semed, também recebeu os precatórios e diz reconhecer o compromisso do prefeito JHC com a valorização do funcionalismo. Ela conta que ouviu vários comentários que não se concretizaram desde quando surgiram os rumores de que o recurso poderia ser liberado.

“Assinei um termo e fiquei aguardando o processo ser concluído. A caminhada foi longa, mas chegamos até aqui com esta vitória nas mãos. Tenho uma irmã da Educação que também será contemplada e estamos bem felizes com este benefício, que a gente nem esperava que sairia agora”, detalha.

Genalva diz que, em todo o tempo em que está no serviço público, foi nesta gestão que as informações começaram ser divulgadas de maneira mais clara, deixando todos seguros de que o recurso seria pago.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias