Após o resultado das urnas com a vitória de Paulo Dantas (MDB) ao Governo de Alagoas, o prefeito de Maceió, JHC (PL), fez uma articulação capaz de ampliar sua base política na Câmara Municipal.
Dos vinte e cinco vereadores, apenas quatro deverão fazer oposição: João Catunda, Teca Nelma, Gaby Ronalsa e Joãozinho. Catunda deverá fica independente por conta da aproximação de JHC com o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira – líder do grupo político do jovem vereador.
Já Leonardo Dias, que fazia oposição ferrenha ao gestor da Capital, deverá ficar na situação pelo fato de JHC ter se filiado ao PL e declarado apoio ao presidente Jair Bolsonaro.
O único vereador do PT na Casa de Mário Guimarães, Dr Valmir, mostra simpatia pela gestão de JHC e não tem colocado dificuldades na aprovação de matérias do interesse do Poder Executivo. No entanto, ele manterá o perfil independente fazendo críticas quando necessário.
Portanto, JHC amplia sua base política na Câmara Municipal com a chegada de Leonardo Dias e a manutenção de vinte vereadores no grupo de sustentação ao Governo Municipal.