DEPUTADO NOVATO APRESENTA 87 MATÉRIAS EM 7 MESES, VETERANO APENAS UMA DURANTE O ANO INTEIRO
O encerramento da atual Legislatura na Assembleia Legislativa de Alagoas em 2022 está expondo as contradições, na atuação individual dos parlamentares alagoanos. Deputados estaduais com vários mandatos no currículo tiveram um desempenho pífio, enquanto estreantes que tiveram pouco mais de 6 meses de suplência mostraram serviço.
Usando como critério a quantidade e a relevância dos Projetos de Lei, Requerimentos, Emendas e Indicações dos deputados em 2022, surgem surpresas na Casa de Tavares Bastos, a exemplo do suplente Lobão (MDB AL), autor de 87 Projetos de Lei em apenas 07 meses na Assembleia. No outro extremo, o experiente Olavo Calheiros (MDB AL), em seu terceiro mandato de deputado estadual, levou ao Plenário em 2022 apenas UM Requerimento e, mesmo assim, para justificar sua ausência durante 03 dias do mês de abril.
Lobão já foi vereador por Maceió durante um mandato, mas não conseguiu a reeleição. Disputou vaga na ALE e ficou na suplência, que lhe abriu a porta este ano, quando o então deputado estadual Paulo Dantas se afastou para assumir o Governo de Alagoas.
Já Olavo, acumula 04 mandatos como deputado federal e conclui agora o seu terceiro mandato como deputado estadual de forma melancólica e improdutiva.
Confira, abaixo, o ranking completo:
Cibele Moura (MDB) – 241
Ronaldo Medeiros (PT) – 185
Dudu Ronalsa (MDB) – 92
Lobão (MDB) – 87
Fátima Canuto (MDB) – 78
Cabo Bebeto (PL) – 66
Jó Pereira (PSDB) – 51
Ricardo Nezinho (MDB) – 35
Inácio Loiola (MDB) – 35
Marcos Barbosa (Avante) – 24
Tarcizo Freire (PP) – 24
Antonio Albuquerque (Republicanos) – 23
Davi Maia (UB) – 23
Galba Novaes (MDB) – 22
Breno Albuquerque (MDB) – 18
Léo Loureiro (MDB) – 16
Davi Davino Filho (PP) – 15
Silvio Camelo (PV) – 15
Flávia Cavalcante (MDB) – 13
Gilvan Barros Filho (MDB) – 13
Bruno Toledo (MDB) – 11
Francisco Tenório (PP) – 8
Ângela Garrote (PP) – 4
Yvan Beltrão (MDB) – 3
Olavo Calheiros (MDB) – 1