O risco iminente de colapso da mina nº 18, mantida pela Braskem, na região da Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange, ligou o alerta dos órgãos públicos e da população alagoana. Na noite dessa quarta-feira (29), assistentes sociais da Defesa Civil de Maceió estiveram na Rua São Francisco, no Bom Parto, a localidade habitada mais próxima da mina, para orientar os moradores sobre a necessidade de deixarem suas residências.
A equipe chegou por volta das 22h30. No entanto, a maioria não aceitou sair de casa e protestou contra a ação da Defesa Civil. Uma equipe da TV Pajuçara esteve no local e gravou um vídeo (veja abaixo) que mostra a revolta da população. Aos gritos e protestos, a população acompanhou as assistentes sociais até elas deixarem a comunidade.
“A Rua São Francisco está dentro dessa faixa de 200 metros. Foi detectada que ela é a mais próxima e que, por não saber o que possa acontecer, foi colocado que as pessoas deveriam ser retiradas para um abrigo. Isso foi colocado a disposição dos moradores”, disse Fernando, em entrevista à TV Pajuçara, que também aproveitou para tecer duras críticas contra a Braskem e a Justiça.