sexta-feira | 22 de agosto de 2025 | 20:24

O que é sal-gema, material extraído pela Braskem em mina que deve colapsar em Maceió | Brasil

Encontrado em profundidades de até 2 mil metros, o sal-gema, explorado pela Braskem em Maceió (AL), onde pelo menos um dos 35 poços perfurados corre “risco iminente de colapso”, é um produto usado, principalmente, na indústria química — neste caso, fabricação de PVC. Ele possui cloreto de sódio, assim como o sal marinho — que é transformado em sal de cozinha —, mas a diferença está em como eles se formam, são obtidos e para o que são utilizados.

  • Mina em colapso: bairro de Maceió em alerta máximo registrou mais de mil abalos sísmicos em cinco dias
  • Risco: Solo em área afetada por mineradora afunda 2,6 cm por hora, diz Defesa Civil de Maceió

Enquanto o sal de cozinha é obtido no mar, através da evaporação da água salgada, o sal-gema é uma rocha que precisa se extraída em camadas profundas por meio de uma espécie de salmoura. Ele pode ser encontrado no mundo todo, e cientistas estimam que sua formação se deu ao longo de 500 mil anos debaixo da terra.

No caso da comprometida mina no bairro Mutange, em Maceió, essa extração era feita a partir de uma profundidade de cerca de mil metros. Os poços eram cavados e, neles, era injetada água, que agia formando uma espécie de salmoura. O sal-gema, então, era extraído.

Mapa divulgado pela empresa mostra as minas que estão sendo fechadas — Foto: Divulgação/Braskem

O sal-gema é matéria-prima versátil, usado na fabricação de cloro, soda cáustica, ácido clorídrico e bicarbonato de sódio e na composição de produtos farmacêuticos, nas indústrias de papel, celulose e vidro, e em produtos de higiene, como sabão, detergente e pasta de dente. É usado também no tratamento da água.

A Defesa Civil de Maceió afirma que o deslocamento vertical acumulado da mina 18 é de 1,42m e a velocidade vertical é de 2,6cm por hora. O órgão acrescenta que permanece em alerta máximo, devido ao risco iminente de colapso da mina, que está na região do antigo campo do clube de futebol CSA, no bairro Mutange.

Fonte: O Globo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias