Em uma tentativa de melhorar a relação com a população, o governo federal publicou nas redes sociais uma mensagem incentivando a população a receber agentes comunitários de saúde que batessem à sua porta. A mensagem dizia: “Não tenha medo, apenas receba-os”.
A publicação usava o contexto da operação contra o vereador Carlos Bolsonaro (REPUBLICANOS) fazendo menção a um meme antigo com o termo “toc, toc, toc” que no passado era utilizado para espezinhar alvos de operações da polícia federal.
✊✊✊ Quando os agentes comunitários de saúde baterem à sua porta, não tenha medo, apenas receba-os. 😉
Com o aumento no números de casos de dengue no país, o trabalho dos agentes comunitários de saúde é essencial para a prevenção da doença. pic.twitter.com/GJtjO0zpZe
— Governo do Brasil (@govbr) January 29, 2024
A publicação do governo federal foi interpretada por muitos como uma referência ao meme de Joice Hasselmann. Nesse sentido, a mensagem “Não tenha medo, apenas receba-os” pode ser entendida como uma forma de deboche do governo com a situação.
Em outro post uma imagem carrega a frase “Grande Dia”, um meme relacionado diretamente com um post do próprio Jair Bolsonaro que comentou isso em seu Twitter após a renúncia do então deputado federal Jean Wyllys (PT).
O post foi mal recebido em setores do governo, que criticaram as publicações da SECOM em caráter privado para evitar aumentar a repercussão do tema.
Entre os comentários feitos houve até quem falasse em “publicação irresponsável” e “post desnecessário”.
Diante das criticas, o responsável pela comunicação do governo se arvorou em tentar dar uma aula de comunicação, justamente em um dos temas onde o governo é duramente criticado, principalmente pelos apoiadores e até membros do próprio governo.
É difícil para quem raciocina em uma linguagem analógica tradicional entender o papel dos algoritmos nas ‘janelas de oportunidades e fluxos’ que a comunicação digital precisar considerar. É como se tivesse um trem em alta velocidade passando. Se eu ficar na frente sou atropelado.…
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) January 29, 2024