quinta-feira | 28 de agosto de 2025 | 06:32

Governo Lula dá detalhes sobre o trem bala entre Rio e São Paulo

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou em recente entrevista a Folha que a construção do trem de alta velocidade ligando Rio de Janeiro e São Paulo será de responsabilidade do concessionário privado.

“O trem-bala é uma autorização. Eu não tenho responsabilidade de fazer, quem tem é o setor privado. Se ele for lá para o fundo árabe de investimento e quiser botar dinheiro, ele faz”, afirmou o ministro.

Em outra conversa com o jornal O Globo, Renan Filho mencionou que, após a autorização concedida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 2023, a empresa responsável pelo projeto terá até três anos para desenvolver um projeto de engenharia e adquirir as licenças necessárias.

A proposta do Trem de Alta Velocidade (TAV) ainda está em estágio inicial, mas já se sabe que o percurso planejado difere do proposto em 2010, incluindo quatro paradas: Zona Norte de São Paulo, São José dos Campos, Volta Redonda e Rio de Janeiro.

A maioria do trajeto será construída na superfície, com a implementação de túneis em áreas urbanas para reduzir o impacto ambiental e social.

Na Região Metropolitana de São Paulo, estão previstos três trechos subterrâneos significativos, medindo 3,5 km em Áruja, 8,5 km em Guarulhos e 20 km na cidade de São Paulo.

Fonte: O Cafezinho

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias