Dados de autuações registradas pelos órgãos federais, municipais e estaduais mostram que as mulheres cometeram 9% menos infrações de trânsito que os homens em Alagoas. O levantamento foi divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Do total do público feminino que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 28,41% cometeram infrações em 2023, enquanto os homens representaram 37,16%. Atualmente, o estado possui 693.397 pessoas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo 187.516 mulheres aptas para conduzir qualquer tipo de veículo, em todas as cinco categorias (A, B, C, D e E).
O diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, contou que essa estatística mostra que o público feminino respeita mais as leis de trânsito e a atitude também reflete em um número menor de acidentes causados por elas.
“As mulheres têm dado exemplo de como agir no trânsito, respeitando a legislação, obedecendo ao Código de Trânsito Brasileiro. Somente no ano passado, quase seis mil pessoas foram vítimas de sinistros no estado, e cerca de 800 foram mulheres. Isso é mais uma prova que as alagoanas têm mais cuidado quando estão na condução de veículos nas vias e rodovias do estado. Além disso, não podemos esquecer das mulheres que não são condutoras, mas fazem parte do trânsito como pedestres, ciclistas e passageiras”, afirmou ele.
Fonte: Agora Alagoas