Alagoas participa de operação nacional no combate à violência contra a pessoa idosa
Na manhã desta segunda-feira (10), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) de Alagoas deu início à Operação Virtude, sob coordenação da Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção. Essa ação faz parte de um projeto promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em todo o país, com o objetivo de combater a violência contra idosos.
Equipes das chefias internas da SSP e Bases Comunitárias da Polícia Militar serão mobilizadas em ações operacionais preventivas e repressivas em diversas regiões do estado. Mais de 200 denúncias serão averiguadas ao longo da semana, principalmente aquelas recebidas pelo número 181, que estejam relacionadas a crimes contra os idosos, como maus-tratos.
Além das ações operacionais, os policiais também realizarão trabalhos de conscientização da população durante as visitas aos municípios alagoanos. O chefe de Prevenção da SSP, tenente-coronel Iran Rêgo, destacou a importância dessas atividades educativas, que incluem panfletagens, palestras em escolas públicas e visitas a instituições que abrigam pessoas idosas.
As ações da Operação Virtude também fazem parte da Campanha Junho Violeta e contam com o apoio do Programa Pessoa Idosa Protegida, da SSP, que já atua na fiscalização de denúncias, resgate de vítimas e encaminhamento dos agressores para as devidas medidas legais.
É importante ressaltar que a maioria das vítimas de violência contra idosos são mulheres e os principais agressores são familiares. Em Maceió, os bairros com mais registros desse tipo de violência são: Vergel da Lago, Benedito Bentes e Clima Bom.
O tenente-coronel Iran enfatizou a importância da colaboração da população no enfrentamento à violência e incentivou as denúncias, que podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 181, pelo site específico da SSP ou ainda pelo Disque 100 do Governo Federal. A participação da comunidade é fundamental para proteger os idosos e garantir um ambiente seguro e acolhedor para todos.
Fonte: A Noticia Alagoas