sábado | 19 de abril de 2025 | 00:24

Coleta de volumosos coíbe o descarte irregular de materiais inservíveis em Maceió

A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) realiza, diariamente, a limpeza nos mais de 180 pontos crônicos de descarte irregular mapeados pela Prefeitura de Maceió. Entre os materiais encontrados com mais frequência estão os chamados volumosos. Mas o cidadão pode dar o destino adequado para estes itens por meio da Coleta de Volumosos, que é feita porta a porta, gratuitamente, por meio de solicitação.

Podem ser recolhidos sofás, fogões, geladeiras, colchões e até guarda-roupas, que estão entre os principais itens descartados irregularmente pela população em praças e vias públicas.

O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, explica que o serviço ajuda a manter esses objetos fora das regiões de descarte irregular e, com isso, contribui para a redução dos pontos crônicos.

“Um dos grandes problemas encontrados pela Autarquia em nossas vias públicas são os resíduos volumosos. Nós fazemos a limpeza diariamente nos pontos crônicos de descarte irregular mapeados pelo órgão e ainda encontramos muito esse tipo de material. A intenção é trazer a população para o nosso lado nessa luta pela limpeza da cidade”, informa.

Veja como agendar coleta de materiais volumosos

Para agendar o recolhimento, o cidadão deve ligar para o número 0800 082 2600, pelo 156 ou entrar em contato pelo Whatsapp (82) 98802-4834. Estes são os contatos da Central de Monitoramento da Alurb, que realiza os agendamentos da coleta. A partir da solicitação, o recolhimento é realizado na porta do morador, sem custos, em até sete dias úteis.

Outra opção é o Aplicativo Limpeza é Massa que está disponível para aparelhos com sistemas Android e IOS e pode ser baixado gratuitamente. Além das opções supracitadas, há ainda os ecopontos, onde os resíduos recicláveis podem ser descartados de forma correta.

“O serviço de coleta é gratuito e, além de contribuir com a saúde ambiental do planeta, evita a proliferação de roedores, animais peçonhentos”, completa Teófilo.

Fonte: Secom Maceió

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias