segunda-feira | 25 de agosto de 2025 | 05:50

STF forma maioria para manter Zambelli no banco dos réus perseguição armada

Nesta quinta-feira, 23, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para rejeitar o recurso da deputada Carla Zambelli (PL-SP) contra a decisão que a colocou no banco dos réus por perseguir um homem com arma na véspera do segundo turno das eleições de 2022. Os ministros Gilmar Mendes, relator do caso, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Dias Toffoli votaram a favor de manter a decisão que resultou na abertura de uma ação penal contra a deputada.

O julgamento ocorre no plenário virtual do STF, onde os ministros registram seus votos em uma plataforma virtual ao longo de uma semana, sem a necessidade de reuniões presenciais ou por videoconferência para debater o processo. A defesa de Carla Zambelli buscava transferir o caso para a primeira instância, argumentando que não tem relação com o exercício do mandato. Até o momento, apenas Gilmar Mendes apresentou voto escrito, destacando que o episódio parece ter motivação política, o que atrairia o foro privilegiado.

“Por mais de uma vez, foi assentada e confirmada a competência deste tribunal para o processamento das investigações e da possível ação penal voltada aos fatos narrados pela denúncia”, afirmou o relator em seu voto.

Fonte: Agora Alagoas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias