A Roscosmos, agência espacial russa, anunciou na quinta-feira, 28, que a Rússia e os Estados Unidos devem continuar fazendo o lançamento de astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS) em conjunto pelo menos até 2025. Atualmente, os dois países realizam voos na qual uma única nave espacial transporta representantes das duas nacionalidades.
O voo cruzado é uma cooperação entre a Roscosmos e a NASA, onde um tripulante estadunidense é enviado para ISS na espaçonave da Roscosmos, e um russo na da NASA. Em comunicado, a agência russa apontou que um acordo foi realizado para que esses lançamentos aconteçam até 2025.
Para manter a confiabilidade do funcionamento geral da ISS alcançamos um acordo com os americanos em 2023 para prorrogar os voos cruzados até 2025.
Roscosmos, em comunicado
A parceria garante que pelo menos um astronauta da NASA e cosmonautas da Roscosmos sempre estejam em seus respectivos setores da estação. Além disso, essa colaboração no setor espacial é uma rara área em que Moscou e Washington continuam trabalhando em conjunto mesmo após a guerra russo-ucraniana, que começou no início de 2022.
Fonte: Olhar Digital