Além dos cuidados no local, foram realizadas 22 transferências para unidades de pronto atendimento
Durante todo o Verão Massayó, evento realizado no estacionamento de Jaraguá, equipes multiprofissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram no festival prestando serviços ao público.
Foram disponibilizados médicos e enfermeiros, em dois postos de atendimento e em um mini ambulatório com suporte de oxigênio, a fim de prestar os primeiros socorros. Além disso, uma ambulância permaneceu disponível nos dois finais de semana e foram utilizadas para as remoções realizadas até Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na Capital.
Com isso, serviços de urgência e emergência garantiram a assistência necessária ao público durante todo o festival, para todas as pessoas que exageraram na “emoção” do evento. Foram disponibilizados procedimentos como aferição de pressão, glicemia, administração de medicação, curativos e suporte de oxigênio.
De acordo com os dados da equipe da SMS, nos dois finais de semana em que ocorreu o festival, foram registrados 641 atendimentos nos postos médicos localizados em pontos estratégicos no evento. Segundo os registros de entrada e saída, também foram feitas pela equipe de remoção ambulatorial, 22 transferências para UPAs mais próximas.
A postos no local para o atendimento ao público, a equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde acolheu a todos que precisaram de assistência em saúde de forma imediata. Segundo Beatriz Souza, responsável técnica da SMS, os pontos de atendimento garantiram segurança à saúde de quem esteve no local.
“Garantir os primeiros socorros ao público e os devidos atendimentos, foi necessário para que eles pudessem se divertir e serem cuidados adequadamente, especialmente em casos de problemas na saúde, de forma preventiva, evitando acontecimentos mais graves, pois esse é um direito da população”, enfatizou.
Confira como foi o atendimento nos postos médicos:
Dia 12/01/2024
50 atendimentos – Camarote:15 – Pista lateral:20 (Transferência:01) – Pista PCD: 15
Dia 13/01/2024
104 atendimentos – Camarote: 33 (Transferência:02) – Pista lateral: 24 – Pista PCD: 47 (Transferência: 01)
Dia 14/01/2024
147 atendimentos – Camarote: 41 (Transferência:03) – Pista lateral: 42 (Transferência: 01) – Pista PCD: 64 (Transferência: 02)
Dia 19/01/2024
73 atendimentos – Camarote: 28 (Transferência: 02) – Pista lateral: 26 (Transferência:01) – Pista PCD: 19
Dia 20/01/2024
126 atendimentos – Camarote: 30 – Pista lateral: 36 – Pista PCD: 60 (Transferência:03)
Dia 21/01/2024
141 atendimentos – Camarote: 45 (Transferência: 03) – Pista lateral: 33 (Transferência:01) – Pista PCD: 63 (Transferência:02)