Greve do SINTEAL já dura semanas e alunos estão no prejuízo
Os estudantes da Rede Municipal de Ensino em Maceió já estão sem aulas há várias semanas, devido à greve do SINTEAL. A situação se arrasta após várias tentativas de diálogo propostas pela Prefeitura de Maceió e pela SEMED, além da determinação judicial que considerou ilegal a paralisação e estipulou multa diária ao sindicato em caso de descumprimento.
Diante da situação onde os mais prejudicados são os alunos, que já perderam semanas valiosas em sua grade curricular e terão enfrentar inclusive o atraso no encerramento do ano letivo no final de 2022, o prefeito JHC e a secretaria de educação de Maceió não tiveram escolha, recorrendo a um instrumento legal que vai garantir o retorno emergencial das aulas. Em nota oficial, a Prefeitura tornou pública a decisão de convocar educadores aprovados em concurso público municipal. Veja a nota na íntegra:
NOTA OFICIAL
A Secretaria Municipal de Gestão e a Secretaria Municipal de Educação, considerando a impossibilidade de acordo com os servidores da educação, conquanto o diálogo permaneça aberto desde o início, e com vistas a viabilizar o imediato retorno às aulas da rede municipal de educação de Maceió, anunciam que irão convocar professores e demais profissionais aprovados em concurso público vigente e a realizarão Processo Seletivo Simplificado, evitando prejuízo irreparável para a educação das crianças.
Vale lembrar que a decisão judicial que determinou o encerramento do movimento grevista ilegal (proc. 0804946-82.2022.8.02.0000) vem sendo desobedecida pelo Sindicato-Réu, convolando-se em irremediável prejuízo à educação das crianças.
Registre-se, por fim, que a atual gestão vem, desde o primeiro dia de governo, esforçando-se para garantir os direitos históricos negados por antigos administradores aos servidores da educação. Já pagamos mais de 200 milhões de reais entre retroativos, biênios e precatórios do FUNDEF, destacando-se, neste último caso, que Maceió foi a primeira capital do Brasil a assegurar esse direito aos professores. No total, de janeiro de 2021 até hoje, a folha salarial da educação já sofreu um incremento de 31,8% com as vantagens e benefícios concedidos, o que demonstra o respeito e a preocupação da Prefeitura de Maceió com a Educação.