Jacintinho, Feitosa, Chã da Jaqueira, Benedito Bentes e Chã de Bebedouro são os cinco bairros de Maceió que concentram o maior número de encostas e, consequentemente, exigem atenção especial das autoridades. A Defesa Civil Municipal tem mapeado essas áreas de alto risco, intensificando esforços para prevenir deslizamentos e garantir a segurança da população. Como parte dessas medidas, têm sido aplicadas lonas nas encostas com o objetivo de proteger as áreas vulneráveis e minimizar os impactos das chuvas.
Somente em 2024, desde janeiro, foram contemplados 110 pontos. Essas ações, aliadas às obras de engenharia e proteção de encostas, resultaram em uma significativa redução de ocorrências. Em 2021, foram registrados 370 deslizamentos; em 2022, 399; e em 2023, 156. Até o momento, em 2024, foram registrados apenas 80 casos.
A aplicação de lonas visa evitar que a água da chuva infiltre nas encostas, reduzindo sua suscetibilidade a deslizamentos. Trata-se de uma medida temporária enquanto as obras de contenção não são iniciadas, protegendo a população de desastres.
Mesmo com um período chuvoso menos intenso neste ano, as aplicações não foram interrompidas. “Quando há muita chuva, precisamos pausar o trabalho, pois as superfícies molhadas inviabilizam a aplicação das lonas. No entanto, este ano continuamos as aplicações nas áreas de risco por toda a capital”, explica Matheus Montenegro, diretor operacional do órgão.
Até o momento, 16 bairros foram contemplados, incluindo Ouro Preto, Jacintinho, Cruz das Almas, Petrópolis, Chã da Jaqueira, Santo Amaro, Barro Duro, Ipioca, Farol, Feitosa, Benedito Bentes, Garça Torta, Antares, Serraria, Pescaria e Canaã. O trabalho de aplicação de lonas continuará durante todo o período chuvoso.
“Nosso objetivo é agir de forma preventiva, preparando a cidade para enfrentar o período chuvoso com o mínimo de danos possível. No entanto, estamos prontos para atender à população e acolher as famílias em situação de risco, se necessário”, acrescenta o diretor.
A população pode solicitar a aplicação de lonas ligando gratuitamente para o telefone 199, conforme informou o órgão municipal.
Fonte: GazetaWeb