terça-feira | 19 de agosto de 2025 | 23:41

Wandinha: a celebração dos excluídos apesar dos clichês adolescentes

Série da NETFLIX conquista o público jovem, com personagem de quase 90 anos

Wednesday, ou Wandinha aqui no Brasil, já era aguardada pelo público desde o primeiro semestre de 2022 e chegou fazendo muito barulho, afinal, se tem uma coisa que o serviço de streaming adora é uma série teen que consegue atingir adolescentes e jovens adultos.

Wandinha, dirigida pelo renomado Tim Burton e protagonizada por Jenna Ortega, é uma dessas séries que presenteia o público mais velho com referências nostálgicas e permite uma identificação e pertencimento interessantes para os mais jovens. Assim como em O Mundo Sombrio de Sabrina, Wandinha tem elementos obscuros, romance e rebeldias juvenis. Mas não só de fórmula pronta vive Wandinha.

A trama adolescente de Wandinha, seus destaques e clichês
Somos convidadas a acompanhar diversas transformações na vida de Wandinha (Jenna Ortega). Ela precisou mudar de escola por motivos peculiares e pretende fazer o que for preciso para fugir do internato para jovens excluídos e diferentes (vampiros, lobisomens, sereias, e outros), Nevermore, onde foi matriculada por vontade dos pais.

Aqui já nos deparamos com a primeira grande referência da série: Edgar Allan Poe, colocado inclusive como um dos mais brilhantes estudantes de Nevermore, palavra significativa de seu poema “O Corvo“. Desde o primeiro episódio fica claro que o teor da série é leve, descontraído e jovem, com pitadas sombrias: colégio, pessoas desajustadas sofrendo bullying de populares, flerte jovem, amizades, mistérios a serem resolvidos, enfim, tudo o que um clichê adolescente da Netflix merece e reproduz.

Encarar Wandinha como uma série adolescente não é, de modo algum, uma forma de diminuir a trama. Significa que a produção consegue abranger o público juvenil e jovem adulto, principalmente por suas referências, e que não ignora completamente clichês e tropos para sua construção.

A direção de Tim Burton em Wednesday
Um dos maiores destaques da série com certeza é a presença de Tim Burton por trás das câmeras. O diretor aceitou o projeto 4 dias depois de ter recebido o texto dos criadores, interessado principalmente em como a produção dava à Família Addams uma nova realidade, utilizando elementos que o fizeram lembrar de como se sentia na escola, com relação aos pais e como pessoa de modo geral.

Burton consegue fazer um tributo que enriquece o legado da família mais sombria do universo pop. Ele enaltece referências importantes e traz uma releitura inteligente para a protagonista ao criar camadas não apenas de deboche e seriedade, mas de sentimentos sinceros e conflituosos. Tudo isso nos remete aos tempos de escola, dos sofrimentos e das amizades que construímos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias