CRB, CSA, ASA, Cruzeiro-AL, CSE, Murici, Aliança e Coruripe vão disputar a Primeira Divisão
Os times que vão participar do Alagoano de 2023 estão em fase de preparação para o campeonato. As oito equipes definiram os técnicos e trabalham no fechamento dos elencos. No próximo ano, nomes conhecidos como Roberto Fonseca, Oliveira Canindé, Alisson Dantas e Jaelson Marcelino estarão no banco de reservas de CSA, CSE, Coruripe e Cruzeiro-AL, respectivamente.
Outros vão trabalhar no futebol alagoano pela primeira vez: Umberto Louzer (CRB), Evaristo Piza (ASA), Bruno Monteiro (Murici) e Cézar Wellington (Desportivo Aliança).

O CRB buscou um nome de peso para a temporada 2023. Umberto Louzer, de 42 anos, foi o escolhido pela direção regatiana. No currículo, o treinador tem a conquista da Série B de 2020 com a Chapecoense. Na atual temporada, trabalhou no Juventude por três meses e comandou o time em 16 jogos.
Em 2023, o CRB vai disputar o Alagoano, Copa Alagoas, Nordestão, Copa do Brasil e o Brasileiro.

O experiente treinador foi a opção da direção azulina para a reformulação do elenco e o resgate do time na temporada 2023. Roberto Fonseca, de 60 anos, conhece a Série C. Treinou o Ferroviário na competição deste ano. Ele trabalhou em Alagoas no ano de 2012, quando comandou o CRB e foi campeão estadual. Em 2018, conquistou o título da Copa do Nordeste pelo Sampaio Corrêa e, em 2020, colocou o Novorizontino na Série C do Brasileiro.
No próximo ano, o CSA terá o estadual, Copa Alagoas, Copa do Brasil e a Série C. O time ainda vai brigar por uma vaga na fase de grupos do Nordestão. Dia 5 de janeiro, enfrenta o Potiguar pela etapa preliminar da competição.

Paulista de Campinas, Evaristo Piza, de 50 anos, foi anunciado pela nova direção do ASA em outubro. Começou no Paulínia em 2008 e trabalhou no Guarani em 2014. Ganhou notoriedade no Botafogo-PB quando ficou com o vice-campeonato da Copa do Nordeste de 2019. De 2021 pra cá, Piza comandou o América-RN e o Manaus, seu último clube.
O calendário 2023 será recheado para o ASA, com o estadual, Copa Alagoas, Copa do Brasil e a Série D. Assim como o CSA, o time também vai disputar o pré-Nordestão.


Paraibano de João Pessoa, Bruno Monteiro começou cedo a carreira de treinador. Ele tem 31 anos e iniciou como auxiliar no Auto Esporte. Trabalhou no Genus-RO, Ji-Paraná. Em 2022 treinou o Luziania, Força e Luz-RN e Rio Branco. Levou o time acreano às oitavas de final da Série D.

A estreia do Coruripe no Alagoano será contra o ASA. Pela Copa Alagoas, enfrenta o Zumbi na primeira rodada.

O CSE terá uma temporada enxuta, com o Campeonato Alagoano e a Copa Alagoas.
