sexta-feira | 22 de agosto de 2025 | 21:29

O primeiro dilema de Zanin no STF

Processo que interessa ao Governo de Alagoas é distribuído ao novo ministro
da Corte, que foi advogado do governador Paulo Dantas

Com a prestigiada posse do ministro Cristiano Zanin nesta quinta, o sistema eletrônico do STF já começou a despachar processos ao gabinete do novo magistrado.
Até 18h desta quinta, Zanin recebeu 10 processo novos, distribuídos para ele mesmo. Além disso, ele recebeu 364 processos mais 220 recursos do Ministro Lewandowski.

Total do acervo: 594.

Um deles pode representar o primeiro dilema de Zanin na transição da advocacia para a magistratura. Ele virou relator de uma disputa que envolve a Prefeitura de Maceió, comandada por JHC, e o Governo do Estado de Alagoas, chefiado por Paulo Dantas.

O caso discute o destino da outorga de mais de 1 bilhão de reais do serviço de saneamento na região metropolitana da capital alagoana. Enquanto advogado, Zanin teve o governador alagoano como cliente num processo, da relatoria do ministro Roberto Barroso, que envolve acusações de corrupção. Com a ida de Zanin para o STF, quem toca a defesa de Dantas é a mulher do ministro, Valeska Martins.

Cristiano Zanin Martins tomou posse nesta quinta-feira como novo ministro do Supremo Tribunal Federal. Além da sessão solene realizada na sede do tribunal, o agora ministro recebe homenagem em um jantar organizado pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), em um salão de eventos na capital federal.

Fonte: Revista Veja

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias